SIMON VS A AGENDA HOMO SAPIENS - RESENHA

By Thamy Lima - 08:41




SIMON VS A AGENDA HOMO SAPIENS
BECKY ALBERTALLY

N: DE PAGINAS: 212
DATA DE ÍNICIO: 01/01/2018
DATA FINAL: 04/01/2018

O primeiro livro que eu li em 2018 foi Simon VS A Agenda Homo Sapiens, confesso que muito influenciada pelo trailer da adaptação do livro pro cinema, o filme Love, Simon estréia em março de 2018 lá nos Estados Unidos.

Simon VS A Agenda Homo Sapiens é um livro que conta a história do nosso protagonista; Simon, um menino de 16 anos, vivendo todos os dramas do ensino médio e mais um pouco; pois Simon é gay, e ninguém sabe, quer dizer... Quase todo mundo porque um dia Martin consegue ler os e-mails que Simon troca com Blue – o crush misterioso de Simon. Martin então começa a chantagear Simon, seu segredo mantido em troca de um encontro com a Abby.

Simon VS é uma YA – Young adult, e seu formato é bem entrelaçado com esse gênero. O livro tem bastante discurso interno do Simon, já que ele é o narrador da história, quando lemos o livro sempre estamos a par do que o Simon está sentido; o que é um ponto positivo do livro pois é nessas partes que a gente cria o vínculo com o Simon, sabero que ele ta passando faz com que a gente se identifique com ele muito mais rápido. E as descrições são sempre muito curtas, fazendo com que os sentimentos de Simon seja de fato a coisa mais importante.

Eu não sei se foi por causa da escrita, ou do gênero, ou porque eu to a 81 anos sem ler qualquer coisa que não seja artigos acadêmicos – é culpa da faculdade gente, mas durante um bom tempo eu fiquei bem empacada no livro. Sabe quando não tem nada muito interessante acontecendo, mas você tem que acabar aquele livro por orgulho? Foi assim que eu me senti boa parte do tempo com Simon.




O que me fez continuar lendo foi o drama/mistério do Blue, descobrir quem era o Blue me fez criar várias e várias teorias na minha cabeça. Os capítulos de Simon VS são intercalados entre o que está de fato acontecendo na vida do Simon e a troca de e-mail com o Blue. Outra parte muito boa de Simon é falar sobre a homofobia por um público alvo que é bem jovem, e todas as implicações que viver num ambiente homofônico, e como o bullying do ensino médio é perigoso e doloroso. 

O livro é bem curtinho, e o ritmo do livro é meio quebrado pelos capítulos do e-mail, sempre que ta alguma coisa esta acontecendo vai acontecer a quebra pra gente saber mais sobre o relacionamento dos dois, mas que geralmente não tem nada a ver com o capitulo anterior pois é um trato dos dois de não falar da vida social pra não descobrir sua identidade.

Um dos pontos negativos pra mim foi uma coisa beeem especifica pra mim, uma rivalidade feminina entre as duas amigas do Simon; a Abby, a amiga mais nova, e a Leah, a amiga de longa data, por causa de Nick Eisner, outro amigo de infância de Simon. Pra mim ficou uma coisa bem deslocada, muito nada a ver. Eu sei que é o tipo de coisa bem ensino médio mas pra um livro que tenta traçar assuntos sérios para um público jovem, é um fortalecimento de um estereótipo que ninguém precisa.



Eu li o livro bem rápido pra ser sincera, mesmo me sentido empacada com ele, e como eu comprei em PDF eu levava ele no celular mesmo e lia em toda a sala de espera ou busão haha, então nem posso falar muito da diagramação e etc. No final das contas Love Simon é aquele livro que você vai gostar de ler se estiver precisando de algo mais levezinho e mais curto, então eu super indico se você tiver atras disso.

Espero que vocês tenham gostado do post e da indicação!
Se vocês quiserem comprar o link você pode clicar AQUI, o link é da Amazon e super confiável, comprando por esse link você vai estar ajudando o blog ♥
Muito obrigado pela visita e até a próxima. 

Thamy Lima; 

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários